segunda-feira, 16 de setembro de 2024

PROFECIAS CATÓLICAS (III)

👉 São Pio X (século XX): 'Vi um dos meus sucessores fugindo por cima dos corpos de muitos dos seus irmãos. Encontrará refúgio disfarçado em algum lugar e, depois de um curto período, terá uma morte cruel. A atual maldade do mundo é apenas o começo das iniquidades que devem ocorrer antes do fim do mundo'.

👉 Pio XII (século XX): 'Acreditamos que a hora atual é uma fase terrível dos acontecimentos preditos por Jesus Cristo. Parece que as trevas estão prestes a dominar o mundo e a humanidade será refém de uma crise suprema'.

Comentários: Depois de citar explicitamente São Pio X e Pio XII, o papa João XXIII apresentou palavras francamente contrastantes na abertura do Concílio Vaticano II: 'Sentimo-nos obrigados a discordar dos profetas da escuridão, que estão sempre a prever desastres, como se o fim do mundo estivesse próximo. Na ordem atual das coisas, a Divina Providência conduz a humanidade a uma nova ordem das relações humanas que, por esforço próprio dos homens e mesmo para além das suas próprias expectativas, se orientam para a realização dos superiores e inescrutáveis desígnios de Deus. E tudo, mesmo as diferenças humanas, conduz ao bem maior da Igreja'.

Com base nesta declaração, não podemos deixar de observar que João XXIII discordou de São Pio X e Pio XII, bem como de todas as almas santas que receberam revelações privadas anteriores. Além disso, deveríamos acreditar então que os esforços dos homens levarão, automaticamente, por assim dizer, ao cumprimento dos desígnios de Deus, mesmo que os esforços dos homens atuais não sejam visivelmente dirigidos para a maior glória de Deus. Não posso deixar de recordar uma das teses mais queridas de Teilhard de Chardin (cujos livros foram condenados pelo Santo Ofício), que equiparava o progresso humano (tecnológico ou outro) ao desenvolvimento espiritual. A última frase da passagem acima agrava ainda mais este pedaço de humanismo teilhardiano ao afirmar que mesmo as diferenças conduzem ao bem maior da Igreja. Permita-me sugerir que, desde 1962, quando este discurso foi proferido, as crescentes diferenças no seio da Igreja Católica não parecem ter feito muito bem! Karl Marx ensinou que os conflitos e as divergências funcionam sempre para o bem da causa em causa, mas não estávamos preparados para ouvir isto da boca de um papa. No entanto, para fazer justiça ao bom Papa João XXIII, devo acrescentar que este discurso de abertura foi escrito para ele pelo então Cardeal Montini.

👉 Bispo Christianos Ageda (século XII): 'No século XX, haverá guerras e conflitos que durarão muito tempo; províncias inteiras serão esvaziadas dos seus habitantes, e reinos inteiros serão lançados no caos. Em muitos lugares a terra ficará sem cultivo e haverá grandes massacres dos membros das classes mais altas. A mão direita do mundo temerá a esquerda, e o norte prevalecerá sobre o sul'.

👉 Abade Joaquim Merlin (século XIII): 'Depois de muitos e longos sofrimentos suportados pelos cristãos, e depois de uma grande efusão de sangue inocente, o Senhor dará paz e felicidade às nações desoladas. Um papa notável estará sentado no trono pontifício sob a proteção especial dos anjos. Santo e cheio de doçura, ele há de desfazer todos os erros; recuperará o Estado da Igreja e reunirá os poderes temporais exilados. Será venerado por todos e recuperará o Reino de Jerusalém. Reunirá as Igrejas do Oriente e do Ocidente. A santidade deste Pontífice benéfico será tão grande que os mais altos potentados se curvarão na sua presença. Todos os homens voltarão à Igreja primitiva, e haverá um só Pastor, uma só Lei, um só Mestre - humilde, modesto e temente a Deus. Antes de se estabelecer firme e solidamente na Santa Sé, porém, haverá inúmeras guerras e conflitos violentos durante os quais o Trono sagrado será abalado. Mas, pelo favor da misericórdia divina, movida pelas orações dos fiéis, tudo correrá tão bem que eles poderão cantar hinos de ação de graças à glória do Senhor. Para obter estes felizes resultados, tendo necessidade de um poderoso auxílio temporal, o Santo Pontífice pedirá a colaboração do generoso Rei da França'.

Comentários: Todas estas referências a reis, tronos e reinos pode parecer tão irremediavelmente desatualizada que o leitor pode sentir-se tentado a rejeitar todas estas profecias como fantasias. Eu o sei bem; todos nós fomos educados na convicção de que as formas populares de governo são sinônimo de progresso, e que a democracia e o progresso são inseparáveis. Por conseguinte, com base nestas premissas, pensa-se que um regresso a formas de governo não populares significa necessariamente um regresso à Idade das Trevas. Mas não devemos ser demasiado otimistas na nossa avaliação do mundo moderno. A história das civilizações passadas mostra que os governos têm sido, na sua maioria, não-populares, e ninguém negará que algumas das civilizações extintas atingiram, de fato, padrões muito elevados...  Ao rever as civilizações passadas num livro anterior que publiquei em língua francesa, dei provas de que esses períodos gozavam de uma estabilidade comparativa. Houve guerras, é certo, mas essas guerras não envolviam toda a nação e todo o povo, como acontece atualmente, mas apenas os exércitos regulares de soldados profissionais. De fato, foi Napoleão I quem primeiro introduziu o recrutamento obrigatório em grande escala, obrigando assim as outras nações europeias a seguirem o exemplo. Assim, o mito da 'soberania popular' deu rapidamente lugar à verdadeira maldição do envolvimento popular na guerra. A história mostra ainda que os períodos de governos populares foram também períodos de decadência e degenerescência e que acabaram, no caos e na anarquia, como as brilhantes civilizações que acabei de referir. Estas são lições que não devemos esquecer; e, se não as esquecermos, talvez nos ajudem a reavaliar o valor dos ensinamentos que nos foram transmitidos nos nossos tempos de escola sobre o 'progresso' moderno - ensinamentos que seguem fielmente a cartilha de uma certa filosofia judaico-maçônica.

Agora, o ponto que eu gostaria de salientar é o seguinte: a catástrofe que se aproxima será de tal magnitude que toda a nossa civilização seria destruída se não fosse a presença da Igreja. É a Igreja que salvará a civilização. E a totalidade dos erros da nossa era moderna será exposta e rejeitada por aqueles que sobreviverem, o que explica o súbito retorno a formas não-populares de governo.

👉 João de Vatiguerro (século XIII): 'Os saques, a pilhagem e a devastação dessa cidade famosíssima que é a capital e o fascínio da França terão lugar quando a Igreja e o mundo estiverem gravemente perturbados. O papa mudará de residência e a Igreja não será defendida durante vinte e cinco meses ou mais, porque, durante todo esse tempo, não haverá papa em Roma, nem imperador e nem governante na França. Mas, depois disso, um jovem príncipe cativo recuperará a Coroa dos Lírios e estenderá os seus domínios por todo o mundo. Depois de muitas tribulações, será eleito um papa entre os que sobreviveram às perseguições. Com a sua santidade, ele reformará o clero e o mundo inteiro venerará a Igreja pela sua santidade, virtude e perfeição'”

Comentários: Esta é a primeira de muitas referências à destruição de Paris, que terá lugar num período em que a Igreja e o mundo estarão em caos profundo. Esta é também a primeira de muitas referências ao exílio do papa e à desocupação da Santa Sé. A França estará envolvida com uma guerra civil assassina, mas será salva pelo Príncipe - o futuro Grande Rei.

Aqui uma palavra de cautela: embora o Príncipe seja coroado Rei de França, e embora se diga 'que estenderá os seus domínios por todo o mundo', isto não deve ser entendido como significando que a França conquistará o mundo inteiro - e isso por duas razões diferentes: primeiro, porque este Rei será também coroado Rei de outros países europeus (e pode inclusive não ser francês). Será, de fato, Imperador da Europa, e é como tal que estenderá os seus domínios por todo o mundo. Segundo, porque 'por todo o mundo' não significa 'pelo mundo inteiro'. Seria estranho supor que um imperador europeu quisesse dominar todos os povos da Europa, África, América e Austrália. Significa, na verdade, que ele dominará e guiará várias nações em certas partes do mundo e que exercerá forte influência sobre as outras.

(Excertos da obra 'Catholic Prophecy: The Coming Chastisement', de Yves Durant)

domingo, 15 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DOMINGO

  

'Andarei na presença de Deus, junto a Ele, na terra dos vivos' (Sl 114)

Primeira Leitura (Is 50,5-9a) - Segunda Leitura (Tg 2,14-18) -  Evangelho (Mc 8,27-35)

  15/09/2024 - VIGÉSIMO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

41. 'E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?'


Num dado dia, na 'região da Cesareia de Felipe' (Mc 8, 27), Jesus revelou a seus discípulos a sua própria identidade divina e o legado da Cruz. Neste tesouro das grandes revelações divinas, o apóstolo Pedro será exposto a duas manifestações bastante distintas, fruto das próprias contradições humanas: num primeiro momento, dá um testemunho extraordinário de fé; num segundo momento, entretanto, é incapaz de entender a dimensão salvífica dAquele que acabara de saudar como o Messias Prometido.

Nesta ocasião, as mensagens e as pregações públicas de Jesus estavam consolidadas; os milagres e os poderes sobrenaturais do Senhor eram de conhecimento generalizado no mundo hebraico; multidões acorriam para ver e ouvir o Mestre, dominados pela falsa expectativa de encontrar um personagem mítico e um Messias dominador do mundo. Então, Jesus indaga aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' (Mc 8, 28) e, logo em seguida, 'E vós, quem dizeis que eu sou?' (Mc 8, 29). Se os homens do mundo o tomam por João Batista, por Elias ou por um dos antigos profetas, a resposta de Pedro é um primado de confissão de fé, transcrita pelo mais sintético dos evangelistas: 'Tu és o Messias' (Mc 7, 32).

Jesus é o Cristo de Deus e o seu reino não é deste mundo. Ante a confissão de Pedro, Jesus revela a sua origem e a sua missão e faz o primeiro anúncio de sua Paixão, Morte e Ressurreição: 'o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias' (Mc 8, 31). E, diante da incompreensão dos apóstolos expressa na repreensão pública de Pedro, dá o testemunho da cruz pela privação do mundo: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la' (Mc 8, 34 - 35).

Sim, Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus Vivo: Deus feito homem na eternidade de Deus. Mas a missão salvífica de Jesus há de passar não por um triunfo de epopeias mundanas, mas por um tributo de Paixão, Morte e Ressurreição; não pelo manejo da espada ou por eventos feitos de glórias humanas, mas pela humildade, perseverança e um legado de Cruz. Eis aí o legado definitivo de Jesus aos homens de sempre: a Cruz de Cristo é o caminho da salvação e da vida eterna. Tomar esta cruz, não apenas hoje ou em momentos específicos de grandes sofrimentos em nossas vidas, mas sim, todos os dias, a cada passo, em cada caminho, é a certeza de encontrá-lo na glória e da plenitude das bem-aventuranças. A Cruz de Cristo é a Porta do Céu.

sábado, 14 de setembro de 2024

14 DE SETEMBRO - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

  

'Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim' (Jo 12, 32)

A festa da Exaltação da Santa Cruz tem origem na descoberta do Sagrado Lenho por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, e na dedicação de duas basílicas construídas por ele, uma no Calvário e outra no Santo Sepulcro, dedicação esta realizada no dia 14 de setembro do ano de 335. No ano de 629, a celebração tomou grande vulto com a restituição da Santa Cruz pelo imperador Heráclio, retomada dos persas que a haviam furtado. Levada às costas pelo próprio imperador, de Tiberíades até Jerusalém, a Santa Cruz foi entregue, então, ao Patriarca Zacarias de Jerusalém.

O imperador Constantino e sua mãe, Santa Helena, veneram a Santa Cruz 

Conta-se, então, que o imperador Heráclio, coberto de ornamentos de ouro e pedrarias, não conseguia passar com a cruz pela porta que conduzia até o Calvário; quanto mais se esforçava nesse sentido, mais parecia ficar retido no mesmo lugar. Zacarias, diante desse fato, ponderou ao imperador que a sua ornamentação luxuosa não refletia a humildade de Cristo. Despojado, então, da vestimenta, e com pés descalços, o imperador completou sem dificuldades o trajeto final, encimando no lugar próprio a Cruz no Calvário, de onde tinha sido retirada pelos persas.

A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo converteu a Cruz de um objeto de infâmia e repulsa na glória maior da fé cristã. A Festa da Exaltação da Cruz celebra, portanto, o triunfo de Jesus Cristo sobre o mundo e a imprimação do Evangelho no coração de toda a humanidade.

SALVE CRUX SANCTA

Salve, crux sancta, salve mundi gloria,
vera spes nostra, vera ferens gaudia,
signum salutis, salus in periculis,
vitale lignum vitam portans omnium.

Te adorandam, te crucem vivificam,
in te redempti, dulce decus sæculi,
semper laudamus, semper tibi canimus,
per lignum servi, per te, lignum, liberi.

Originale crimen necans in cruce
nos a privatis, Christe, munda maculis, 
humanitatem miseratus fragilem 
per crucem sanctam lapsis dona veniam.

Protege salva benedic sanctifica 
populum cunctum crucis per signaculum, 
morbos averte corporis et animae 
hoc contra signum nullum stet periculum.

Sit Deo Patri laus in cruce filii 
sit coequalis laus sancto spiritui, 
civibus summis gaudium et angelis 
honor sit mundo crucis exaltatio. Amen.


Salve Santa Cruz, salve ó glória do mundo, nossa verdadeira esperança que traz verdadeira alegria, sinal da salvação, proteção nos perigos, árvore viva que suporta a vida de todos nós. 

Nós vos adoramos, em vós nos vivificamos; por vós redimidos, no esplendor perene dos séculos, vos saudamos e louvamos para todo o sempre, escravos pelo lenho e, por vós, ó Lenho, libertados.

Vós que vencestes o pecado original na cruz, livrai-nos, ó Cristo, de nossas próprias culpas, tende piedade da nossa miséria humana e, pela Santa Cruz, perdoai os que caíram.  

Protegei, salvai, abençoai e santificai todo o vosso povo pelo Sinal da Cruz, protegei-nos contra todo o mal do corpo e da alma e que perigo algum prevaleça diante este Sinal.

Louvado seja Deus Pai na Cruz do seu Filho! Louvor igual seja dado ao Espírito Santo! Que a Exaltação da Cruz seja a suprema alegria dos eleitos e dos anjos no Céu e um esplendor de glória para o mundo. Amém.
(tradução do autor do blog)

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

ORAÇÃO PARA INVOCAR O SANTO NOME DE MARIA


Ó Mãe de Deus e minha Mãe Maria, eu não sou digno de pronunciar o vosso nome; mas Vós que desejais e quereis a minha salvação, concedei-me, ainda que a minha língua não seja pura, a graça de vos poder invocar em meu auxílio, pelo vosso santo e poderoso nome, que é auxílio na vida e salvação na morte.

Ó Doce Virgem Maria, fazei que o vosso nome seja, de hoje em diante, o sopro da minha alma; não tardeis, Senhora, em me socorrer todas as vezes em que eu vos invocar; em todas as minhas tentações  em todas as minhas necessidades, quero invocar sem cessar o vosso nome: Maria!

Assim espero fazer em toda a minha vida mas, sobretudo, na última hora; louvar sempre no céu o vosso amado nome: ó clemene, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Com alento, com doçura, com confiança, com ternura, quero vos chamar pelo nome e pensar em vós!

Agradeço a Deus que nos concedeu a graça deste nome tão suave, tão sublime e tão poderoso. Senhora, não me contentarei apenas em pronunciar o vosso nome; quero que o vosso amor me lembre que eu preciso vos chamar a todo momento; e que eu possa sempre exclamar como Santo Anselmo: 'Ó santo nome da Mãe de Deus, vós sois o meu amor!'

Que os sagrados nomes de Jesus e de Maria vivam sempre no meu coração e no coração de todos os homens; que a minha mente possa esquecer todos os nomes, e se lembre apenas de invocar sempre os sagrados nomes de Jesus e de Maria!.

Jesus, meu Redentor; Maria, minha Mãe; na hora extrema de deixar esta vida, dai-me então a graça de vos invocar, dizendo: 'Eu vos amo, Jesus e Maria; Jesus e Maria, eu vos dou o meu coração e a minha alma'.

(Santo Afonso Maria de Ligório)

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

AS 15 PERFEIÇÕES DA VIDA ESPIRITUAL

Primeira: a clara e perfeita manifestação dos seus defeitos e fraquezas.

Segunda: uma ira grande e ardente contra as más inclinações e contra os desejos e paixões que repugnam à razão.

Terceira: A terceira, um grande temor pelas ofensas feitas até agora contra Deus, porque não está seguro se há feito bastante satisfação, nem de haver feito as pazes com Deus.

Quarta: um grande temor e tremor de que, por sua fragilidade, podes cair de novo em semelhantes ou maiores pecados.

Quinta: uma rigorosa disciplina e áspera correção para o governo de seus sentidos corporais e para submeter todo seu corpo ao serviço de Jesus Cristo.

Sexta: fortaleza e uma grande paciência nas tentações e adversidades

Sétima: uma confrontação imediata, como a demônio infernal, a toda pessoa ou qualquer criatura que lhe leve, ou que lhe ofereça ocasião, não só para o pecado, senão para qualquer imperfeição da vida espiritual.

Oitava: levar sempre consigo a cruz de Cristo, que tem quatro braços: primeiro, a mortificação dos vícios; segundo, a renúncia aos bens temporais; terceiro, a renúncia aos afetos carnais dos parentes; quarto, o desprezo de si mesmo, a abominação e aniquilamento de si mesmo.

Nona: a doce e contínua recordação dos benefícios divinos que até agora recebeste de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Décima: permanecer dia e noite em oração.

Décima Primeira: deleitar-se e experimentar continuamente as doçuras divinas (Sl 33,9).

Décima Segunda: manifestar um grande e fervoroso desejo de exaltar a nossa fé, para que Jesus Cristo seja temido, amado e conhecido por todos.

Décima Terceira: ter misericórdia e piedade para com o seu próximo em todas as suas necessidades.

Décima Quarta: dar graças continuamente a Deus de todo o coração, e glorificar e louvar em tudo a Jesus Cristo.

Décima Quinta: depois de possuir todas estas perfeições, rezar assim: 'Senhor, Deus meu, Jesus Cristo, nada sou, nada posso, nada valho e sirvo-te muito mal, e em tudo sou um servo inútil' (Lc 17,10).

(São Vicente Ferrer)

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

A BÍBLIA EXPLICADA (XXVI) - O PECADO ORIGINAL


Por que a culpa dos protoparentes torna-se culpa de todos? O antigo israelita que sentia fortemente a solidariedade, mesmo moral, entre os ligados por vínculo sanguíneo, não era atormentado por este problema, demonstrando assim intuir uma realidade que nosso individualismo pode discutir mas não destruir: a saber, a estreitíssima interdependência dos indivíduos em seu ser físico e psíquico. Nossa personalidade é o ponto de encontro de infinitos raios de influência, que começam na vontade de nossos progenitores e chegam até as radiações cósmicas; então é pelo resultado incalculável de inumeráveis causas que somos o que somos, mesmo na inconfundível e irrepetível unidade da pessoa humana.

Entre estas causas, diz-nos a Bíblia, há também o pecado de nosso mais antigo antepassado. Deus poderia ter-nos feito como mônadas absolutamente fechadas a qualquer influxo estranho. Mas então não seríamos homens, seríamos seres de outra estrutura. Nossa estrutura é, ao contrário, a dos seres que são centros de interferências, personalizados por uma alma imortal. 

O conceito católico de Igreja poderá melhor esclarecer-nos sobre os desígnios de Deus relativamente a cada homem. Deus colocou à disposição do homem a elevação ao estado sobrenatural, isto é, o dom da graça santificante que culminará na glória. Ora, são os homens individualmente que atingem êste estado e, no entanto, o dom aparece concedido de modo coletivo. Isto é, cada um alcança a Graça somente pelo fato de se achar inserido, pelo menos virtualmente num organismo suprapessoal, a Igreja, a quem pertence a Graça como coisa própria. Os cristãos não formam uma Igreja pelo fato de estarem unidos ao Cristo, mas, estão unidos a Cristo pelo fato de formarem uma Igreja.

Os Sacramentos e a Liturgia, enquanto vínculos sociais, enquanto ações exteriores que compõem a concatenação da Igreja são, por isso mesmo, os veículos da Graça. A contribuição da vontade pessoal é sem dúvida indispensável, desde o momento em que se torna possível (idade da razão), mas não é essencial, como se infere do batismo das crianças. Entrar a fazer parte da Igreja bem como o próprio subsistir da Igreja, é a resultante de um conjunto de ações interiores e exteriores, das quais o Cristo faz depender seu influxo redentor e vivificante sôbre cada alma. Se, na ordem das causas, o Cristo está em primeiro lugar, todos os outros, desde a hierarquia até os simples fiéis, têm sua responsabilidade e, falhando sua cooperação, a Igreja deixaria de ser como deveria, e muitas almas permaneceriam excluídas.

Este conferir da Graça como dom coletivo à humanidade redimida pelo Cristo é em tudo análogo ao conferir da Graça (e dos privilégios) como dom coletivo a toda humanidade, nos seus primórdios, na pessoa dos progenitores. Aqueles receberam estes dons, não a título de prêmio pessoal, mas a título do bem coletivo de toda a natureza. Bastaria nascer de Adão para, por isso mesmo, ter o dom da Graça, como agora basta estar inserido na Igreja pelo batismo para receber a Graça Cristã. O vínculo que teria ligado toda humanidade, a geração, viria a ser no correr do tempo o canal, a causa da Graça, o vínculo que teria unido cada indivíduo, não apenas aos seus semelhantes, mas também a Deus como fim sobrenatural.

Mas, para que tudo isto não adviesse como algo de fatal, de automático, era conveniente que os primeiros depositários deste dom cooperassem livremente para sua transmissão, bem como, a seu tempo, cada herdeiro deste dom ratificasse livremente — com a fé e as obras — a fortuna que herdou. A culpa pessoal dos progenitores implica a destruição do dom atribuído por Deus como bem coletivo da humanidade, destruição realizada livremente pelos homens que tinham a responsabilidade de transmiti-lo. Assim é que os vínculos da geração não são mais canais da Graça, e a humanidade não é mais, como devia ser, uma única grande Igreja. Deste modo, compreende-se porque o estado de decadência da humanidade seja ingênito em cada um como 'pecado'. Estado de pecado (pecado habitual) é o estado de uma criatura estranha à intimidade com Deus (privação da Graça), por força de uma falta cometida por meio de um ato livre da vontade (ato de pecado).

A grande família humana vai, no seu conjunto, gerando-se em estado de pecado (peccatum naturae), no sentido de que nasce privada da Graça, e esta privação não é apenas um defeito moral, mas subsiste por força do pecado pessoal do progenitor. A minha alma isoladamente, isenta de qualquer responsabilidade individual começou a existir então (e não antes) como parte de um complexo somático e psíquico ligado, por sua vez, sem solução de continuidade, ao resto da família humana. Bem longe de romper esta continuidade biológica e étnica, a alma assumiu-lhe a fisionomia concreta e, com esta, a privação da graça e dos privilégios, e uma tal privação, como encontrada na coletividade dos filhos de Adão, é efeito de uma culpa e, portanto, culpável. 

Ela (a alma) ficou assim ligada a um estado de culpabilidade preexistente, assim como, mais tarde, sendo inserida na Igreja, entrou em comunicação com um estado de Graça preexistente na própria Igreja, por força do Cristo Redentor. Desse modo, pelo pecado original, transmite-se a cada um não apenas uma consequência , ou uma pena pela culpa, mas a própria culpabilidade que recai sobre a natureza globalmente. E, entretanto, a cada um não cabe uma responsabilidade individual, o que seria um disparate. 'Pecado' é o termo que melhor se adapta para exprimir esta realidade inerente a cada homem, pelo próprio fato de sua procedência do primeiro homem e, entretanto, é um termo analógico que não coincide perfeitamente com o sentido dele quando aplicado a um ato pessoal de culpa.

Restaria ainda uma pergunta: por que Deus escolheu um meio coletivo, tanto no caso da elevação da natureza em Adão como no da santificação da Igreja em Cristo, para conferir aos homens estes dons de santificação? Não teria com isso escolhido um meio menos favorável para o indivíduo, que vem assim a depender da responsabilidade dos outros? Respondemos que, sem negar a possibilidade de outras ordens de providência, aquele meio escolhido por Deus parece mais adequado à natureza dos homens.

Uma personalidade, ainda que excepcional, não pode esgotar todas as possibilidades de aperfeiçoamento da natureza humana. O que não é realizado por um é realizado por outro; e, se duas pessoas se acham unidas por uma comunhão de amor, o bem de uma torna-se também o bem da outra. O individualismo, como transposição do indivíduo ao resto da humanidade é também um empobrecimento: o indivíduo afastaria de si todas as riquezas que, por sua natureza, ele não pode possuir inteiramente. Assim como o indivíduo não pode vir à existência sem o concurso de outros, não pode também, muito menos, aperfeiçoar-se por si só. Esta concepção, longe de diminuir a responsabilidade individual, diluindo-a no complexo social, aumenta-a grandemente, tornando cada um responsável também pelos outros.

Se este plano escolhido por Deus teve uma consequência dolorosa no pecado original, não foi contudo impedido o acesso da humanidade ao seu fim último. Este se realiza através de uma via menos aprazível mas não menos gloriosa. A narrativa bíblica deixa uma brecha de esperança — não é definitivo o triunfo alcançado pela serpente — 'Esta (descendente da mulher) te esmagará a cabeça' (Gn 3,15). E esta brecha continuará sempre, alargando-se mais e aclarando-se em sucessivas revelações ('messianismo'), até chegar aquele que dirá: 'Eu sou a ressurreição e a vida' (Jo 11,25), e provocar o clamor da alegria cristã: 'Onde está, ó morte, a tua vitória?' (1Cor 15,35).

(Excertos adaptados da obra 'Páginas Difíceis da Bíblia - Antigo Testamento', de E. Galbiati e A. Piazza)

terça-feira, 10 de setembro de 2024

FRASES DE SENDARIUM (XXXVII)

 

'A verdadeira felicidade está na prática da caridade'

(Dom Bosco)

Será que tua fé é viva, dinâmica, prática no exercício cotidiano da caridade? Será que vives, a cada dia, a plenitude destas palavras profundamente cristãs: sou, estou? Se tudo isso é verdade, és um órfão da Luz e tens um coração inquieto enquanto não repousar em Deus.