PRIMEIRO: repreender-nos pelas nossas faltas - 'O anjo do Senhor... disse: Eu vos fiz subir do Egito e vos conduzi a esta terra que eu tinha prometido com juramento a vossos pais... Jamais hei de romper a aliança que fiz convosco; vós, porém, não fareis aliança com os habitantes desta terra e lançareis por terra os seus altares!...vós não obedecestes à minha voz' (Jz 1,1-2).
SEGUNDO: libertar-nos dos laços dos nossos pecados - 'De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa – disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos' (At 12,7).
TERCEIRO: remover todas as coisas que possam impedir o nosso progresso para o bem - 'Naquela noite, passarei através do Egito, e ferirei os primogênitos no Egito, tanto os dos homens como os dos animais, e exercerei minha justiça contra todos os deuses do Egito' (Ex 12,12).
QUARTO: constranger os demônios que nos queiram afligir - 'Ele levou-me e trouxe-me em boa saúde... fez-me ter uma mulher e afugentou dela o demônio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me de ser devorado pelo peixe e fez-te rever a luz do céu; enfim, ele cumulou-nos de toda a sorte de benefícios' (Tb 12,3).
QUINTO: ensinar-nos o bem - 'Aproximou-se de mim... e deu, para meu conhecimento, as seguintes explicações: Daniel, vim aqui agora para que possas compreender' (Dn 9,22).
SEXTO: revelar-nos segredos - 'E ele lhe disse: Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho... Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?' (Gn 18,10.17).
SÉTIMO: consolar-nos - 'O jovem replicou-lhe: Tem ânimo, porque é fácil a Deus curar-te!' (Tb 5,13).
OITAVO: confortar-nos no caminho do Senhor - 'O anjo do Senhor o tocou uma segunda vez, dizendo: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer' (I Rs 19,7).
NONO: conduzir-nos e reconduzir-nos a Deus - 'Então, o anjo lhe disse: Eu o levarei até lá e o trarei são e salvo para junto de ti' (Tb 5,15).
DÉCIMO: prostrar por terra os nossos inimigos - 'O anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte, de manhã, ao despertar, só havia lá cadáveres' (Is 37,36).
DÉCIMO PRIMEIRO: mitigar as nossas tentações - 'O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva' (Sl 33,8).
DÉCIMO SEGUNDO: rezar por nós e levar as nossas orações a Deus - 'Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor' (Tb 12,12).
(texto adaptado)