'Ouvi esta máxima, ó católicos cheios de temeridade, que tão rapidamente adotais as idéias e a linguagem do vosso tempo, vós que falais de reconciliar a fé e de reconciliar a Igreja com o espírito moderno e com a nova lei. E vós que aceitais com tanta confiança as mais perigosas perseguições daquilo a que a nossa época tão orgulhosamente chama 'Ciência', vede até que ponto vos afastais do programa traçado pelo grande Apóstolo: 'Ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando as novidades profanas das palavras e as oposições da ciência falsamente chamada' (ITm 6,20).
Mas tende cuidado. Com tais temeridades, logo somos levados mais longe do que pensávamos. E ao colocarem-se na ladeira das novidades profanas - ao obedecerem às correntes da chamada ciência - muitos perderam a Fé. Não vos entristecestes muitas vezes e não vos assustastes, meus veneráveis irmãos, ao ouvir a linguagem de certos homens que se julgam ainda filhos da Igreja, homens que ainda se dizem católicos e que se aproximam muitas vezes da Mesa do Senhor? Acreditais ainda que são filhos, acreditais ainda que são membros da Igreja, aqueles que, envolvendo-se em frases tão vagas como as aspirações modernas e a força do progresso e da civilização, proclamam a existência de uma consciência laica e política oposta à consciência da Igreja, contra a qual se arrogam o direito de reagir, para a sua correção e renovação? São passageiros que, acreditando estar ainda na barca, e brincando com as novidades profanas e a ciência mentirosa do seu tempo, já afundaram e estão no abismo'.
'Nem em sua Pessoa, nem no exercício dos seus direitos, Jesus Cristo pode ser dividido, dissolvido, cindido; nele a distinção de naturezas e operações nunca pode ser separada ou oposta; o divino não pode ser incompatível com o humano, nem o humano com o divino. Pelo contrário, é a paz, a aproximação, a reconciliação; é o próprio caráter de união que fez das duas coisas uma só: 'Ele é a nossa paz, que fez de ambos uma só coisa...' (Ef 2,14). É por isso que São João nos diz: 'todo o espírito que dissolve Jesus não é de Deus. E este é o Anticristo, do qual ouvistes que vem, e já está no mundo' (1Jo 4,3). Quando ouço certos discursos que se espalham por aí, certas afirmações pomposas, tal como 'separação da Igreja e do Estado' ou 'Uma Igreja livre num Estado livre' - ambos bocas maçônicas, prevalecendo de dia para dia, e que estão a ser introduzidas no coração das sociedades, o dissolvente pelo qual o mundo deve perecer, eu dou este grito de alarme: 'Cuidado com o Anticristo!'
'Não será a nossa época uma época de vidas mal vividas, de homens sem homem? Por que? Porque Jesus Cristo desapareceu. Onde quer que o povo seja verdadeiramente cristão, há homens em grande número, mas em todo o lado e sempre, se o cristianismo murchar, os homens murcham. Se olharmos bem, já não são homens, mas sombras de homens. O mundo diminui por falta de homens; as nações perecem por escassez de homens, por raridade de homens. Eu creio: não há homens onde não há caráter; não há caráter onde não há princípios, doutrinas, tomadas de posição; não há tomadas de posição, nem doutrinas, nem princípios, onde não há fé religiosa e, por conseguinte, não há religião da sociedade. Fazei o que quiserdes: só de Deus obtereis verdadeiramente homens'.